Se você deseja receber as novas postagens em seu email, preencha o formulário: Cadastro para informes

27 de fev. de 2016

Distribuição de autoria por gênero na pesquisa contábil brasileira

A coleta de dados da minha tese tem permitido identificar algumas informações interessantes. Uma delas, que compartilhei recentemente com minha orientadora profa. Silvia Casa Nova e minha colega de doutorado profa. Sandra Maria, foi a distribuição de gênero na autoria dos artigos.

Minha amostra, que envolve mais de 30 revistas brasileiras e mais de 3 mil artigos publicados entre 2007 e 2012 identificou que aproximadamente 35% das autorias dos artigos é feminina. Embora seja um valor baixo, ele representa uma participação feminina maior do que sugere o percentual de docentes mulheres em programas de pós-graduação, que em 2012, era de aproximadamente 20%.

Minha primeira análise foi identificar em quais revistas há maior proporção feminina. A Figura abaixo mostra esta estatística. A participação variou entre 23% e 58% sendo que em apenas 3 revistas a participação feminina ultrapassou a masculina.


A segunda análise partiu do fato de que, visualmente, foi possível identificar uma certa concentração de revistas de mesmo estrato do Qualis quando a participação de autores por gênero era colocada em ordem crescente. Daí que fui verificar o Qualis da revista e a participação feminina. 

A Figura abaixo sintetiza essa informação, com base no Qualis vigente em 2012, último ano do intervalo da minha coleta de dados.


Embora as figuras acima sejam apenas a estatística descritiva da distribuição de autorias por gênero, por revista e por estrato do Qualis, o fato é que houve, nos dois últimos triênios da Capes, uma relação inversamente proporcional entre a participação feminina em autoria e a ordem dos estratos do Qualis.

O que não foi possível identificar foi a causalidade dessa relação. Será que revistas de estratos mais altos tendem a publicar artigos de autoria masculina ou será que mulheres submetem com maior frequência artigos para revistas de estratos mais baixos? 

E mais do que isso. A situação acima mostrada foi até 2012, quando havia apenas 4 programas de doutorado no país. O que começou a ocorrer a partir de 2013, quando os programas de doutorado começaram a se multiplicar?

Então me ocorreu que a distribuição de autores por gênero poderia estar mudando ao longo do tempo e pra isso fiz os gráficos por estrato do Qualis como mostram as figuras abaixo. Cada uma delas mostra a proporção de autorias masculinas e femininas ao longo do tempo, para cada estrato do Qualis.







  

Enquanto em alguns estratos a participação permaneceu quase contante, a participação masculina aumentou ao longo do tempo nos estratos B5 e C e a feminina nos estratos A2, B3 e B4. Outras análises devem ser realizadas para que explicações possam ser encontradas. 

Mas no geral, as perguntas acima estão longe de terem respostas e acho que esses questionamentos vão abrir um vasto campo de pesquisa sobre sociologia da ciência na área de Contabilidade nos próximos anos.

Um comentário:

Ensinando em EAD disse...

Achados bem interessantes caro colega. Portanto, tive de citar. Agradeço por socializar.
Ademais, de fato, são questão que servem de base para pesquisas que podem trazer contribuições significativas para a contabilidade e para a sociedade. Em especial, a investigação sobre fatores que orientam para uma determinada publicação. Resultados de estudos como estes podem promover uma distribuição mais equân