Se você deseja receber as novas postagens em seu email, preencha o formulário: Cadastro para informes

12 de mar. de 2015

Existe protecionismo na escolha dos candidatos aos programas de pós-graduação?

Esse texto teve como origem a conversa com um amigo meu que é também professor. Conversávamos sobre eu estar cursando doutorado e o interesse dele de entrar no mestrado quando ele me pergunta: ‘É difícil alguém de fora entrar no mestrado?’. A princípio eu respondi: 'Não. Qualquer um pode entrar.' E de fato a minha resposta não está incorreta. Mas essa conversa me fez pensar sobre a diversidade de alunos dos programas de pós-graduação que eu conheço e me bateu a curiosidade por evidências empíricas sobre variedade.

Fui então coletar dados para sustentar a minha defesa. Identifiquei os resultados dos processos seletivos de 12 dos 21 programas de pós-graduação stricto sensu, acadêmicos e profissionais, que existem no Brasil e fui analisar a afiliação destes alunos. Com esses dados montei as tabelas abaixo, por instituição.


Resultado de processo seletivo de Mestrado

Resultado de processo seletivo de Doutorado

É possível identificar que 35,6% dos alunos que foram selecionados para ingresso no mestrado já haviam cursado a graduação na mesma IES de forma que estas escolheram quase dois terços de alunos oriundos de cursos externos a instituição.

Esta constatação já não se aplica ao doutorado. Embora os alunos que cursaram a graduação na referida IES em que foram selecionados para o doutorado representem apenas 15,2% da amostra, o percentual de alunos que foram selecionados para o doutorado que cursaram o mestrado na mesma IES representam 49,1%. Mas ainda assim, metade dos alunos escolhidos é oriunda de fora das instituições, o que aponta uma boa receptividade dos programas a alunos externos. 

Evidentemente esse levantamento não leva em conta uma informação muito importante que é: qual é o percentual de candidatos formados externamente às IES com programas de pós que se candidatam aos processos seletivos.

Outro cuidado que se deve ter é que a maior parte dos programas acima listados é mantida por IES públicas, e não dispõem de orçamentos de marketing para divulgar o programa. Possivelmente o maior recurso de divulgação que estes programas possuem é o boca a boca entre os egressos e a divulgação informal feita pelos docentes, que alcança principalmente os estudantes de graduação da mesma IES. Curiosamente, já respondi dúvidas de possíveis candidatos que não tinham conhecimento nem da gratuidade da maioria dos programas acima.

Dois programas que adotaram estratégias de divulgação interessantes foram os da USP e USP RP que se utilizam de sessões no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade para apresentar o programa aos congressistas interessados. Estas sessões, que possuem um custo relativamente baixo, certamente poderiam ser utilizadas por outros programas também.

Por fim, penso que talvez seja de interesse dos CRCs, órgãos representantes da classe contábil, a divulgação do funcionamento destes programas e o estímulo à divulgação destes entre os contadores de cada estado.





Nenhum comentário: