Se você deseja receber as novas postagens em seu email, preencha o formulário: Cadastro para informes

28 de mar. de 2015

Livros ‘O Corpo Fala’ e ‘Desvendando os segredos da linguagem corporal’

Vou resenhar esses livros na sequência que conheci eles. O primeiro deles, ‘O Corpo Fala’, eu ouvi falar quando comecei a estudar sobre métodos de coleta de dados em campo, principalmente com o uso de entrevistas.



Quando conversei com minha orientadora sobre a necessidade de gravar as entrevistas, ela sugeriu que era importante tentar viabilizar a gravação em vídeo da entrevista porque além da análise da transcrição do áudio, era possível analisar as expressões faciais e gestos do entrevistado quando estes respondiam as questões.

Até então eu não havia pensado que a expressão facial e corporal poderia dar uma interpretação distinta do conteúdo das entrevistas. E obviamente eu não havia estudado as técnicas de leitura corporal anteriormente. Foi aí que ela me emprestou o livro ‘O Corpo Fala’ de Pierre Weil e Pierre Tompakow, Editora Vozes, 39ª Edição, que ainda não devolvi.

O livro apresenta as técnicas de leitura corporal, com muitas ilustrações e vários conselhos. É um livro de leitura fácil, mas como parece um dicionário de expressões é difícil apreender seu conteúdo em uma única leitura. Acabei tornando ele um livro de consulta ao qual recorria para ler trechos esporadicamente.

O melhor conselho que o livro dá é um alerta para não separar a expressão facial e corporal do contexto de que o indivíduo se encontra e também não tomar expressões isoladamente, e sim como um amplo conjunto que se mistura e muitas vezes até se contradiz.

No começo da leitura eu fiquei bastante cético quanto ao conteúdo mas enquanto eu lia o livro, tive a oportunidade de observar um grupo de alunos em sala de aula e comecei a exercitar a observação da linguagem facial e corporal e as observações começaram a fazer certo sentido junto ao desempenho destes alunos.

Já o livro ‘Desvendando os segredos da linguagem corporal’ é um livro um pouco mais comercial, de autoria de Allan e Barbara Pease [sim, são os autores de Por que os homens fazem sexo e mulheres fazem amor?], publicado pela editora Sextante, ainda na primeira edição, que é de 2005.


Comprei ele por acaso, porque estava na estante de livros em promoção em uma das Lojas Americanas. Comecei a ler e identifiquei que há vários pontos comuns entre os dois livros o que pode indicar que há certa consistência na interpretação de expressões.

Este livro possui uma redação mais inteligível e fluída que o anterior e também é rico em ilustrações. Foi nesse livro que aprendi que mães são leitoras corporais mais competentes que homens, porque acabam exercitando muito a habilidade de leitura corporal e facial com bebês, até que eles aprendam a falar.


Entre curiosidades e informação nova não apresentada no livro anterior, geralmente baseada em estudos científicos, acho que este livro é um ótimo complemento ao anterior. Em minha opinião, ambos são leituras recomendadas.


Nenhum comentário: