Se você deseja receber as novas postagens em seu email, preencha o formulário: Cadastro para informes

20 de nov. de 2014

Resenha do Livro Oportunidades Disfarçadas, de Carlos Domingos

Este livro foi uma surpresa agradável. Comprei depois de folhear algumas páginas em passagem por uma livraria. O livro trata de dezenas de casos de empresas que enfrentavam dificuldades e encontraram nessas dificuldades uma oportunidade. Daí o título Oportunidades Disfarçadas.

O livro é baseado em diversas histórias contadas de forma bastante sucinta. Antes de recomendar a leitura do livro, prefiro ilustrar o que tem dentro dele com um caso do capítulo Oportunidades Disfarçadas na Falta de Recursos:

"Às vezes, o problema da sua empresa pode ser a falta de verba para alugar um bom ponto comercial. Em vez de desanimar, lembre-se da sabedoria popular: "Há males que vem para o bem."

Ninguém queria saber daquele local: um estabelecimento no meio de uma íngreme ladeira. Para subir, era cansativo. Para descer, incômodo. Por isso, o valor do aluguel era baixo. Tão baixo que até aquele jovem recém-formado em bioquímica pôde alugar. Com alguns amigos, Miguel inaugurou ali sua pequena farmácia de manipulação.

Com o passar do tempo, o rapaz fez uma importante constatação: a ladeira fazia com que as clientes preferissem esperar o medicamento ficar pronto na própria loja, porque, se voltassem mais tarde, teriam que subir novamente a rampa.

Como as mulheres ficavam ali paradas sem fazer nada, Miguel viu a oportunidade de expor cremes e xampus nas vitrines. Iniciou então a produção artesanal de uma linha própria de cosméticos. Enquanto aguardavam, as consumidoras podiam experimentar os produtos e conhecer os lançamentos. Foi uma forma esperta de incrementar as vendas.

Antes de revelar o nome desta empresa, vou relatar outro episódio agora relacionado à expansão do negócio. 

O ponto inicial estava indo tão bem que Miguel planejou abrir uma filial. Mas onde? As principais ruas de Curitiba (onde a história ocorreu) e os locais mais movimentados eram muito caros. Além disso, o episódio da ladeira estimulava a busca por um ponto desvalorizado e que contivesse uma oportunidade disfarçada.

Na época, o final dos anos 1970, perfumes só eram encontrados em dois tipos de estabelecimentos: os baratos, em farmácias populares, e os caros, em lojas de importados. Ninguém havia pensado ainda em aeroportos.

Para Miguel, a localização parecia adequada. Havia grande circulação de pessoas e a concorrência ainda não estava lá. Ele e os sócios montaram no saguão do Afonso Pena, em Curitiba, uma loja de cosméticos diferente. Não era solene e pesadona como as de artigos importados, nem popular e simples, como as farmácias comuns. Pelo contrário: arejada, com visual leve, madeira clara e flores. O preço da linha não era nem alto nem baixo, também intermediário.

Novamente, ocorreu uma surpresa agradável: os passageiros e a tripulação das companhias áereas adquiriam perfumes e cosméticos da marca e os levavam para suas cidades de origem. Como o valor era atraente, as comissárias compravam os produtos para revendê-los em outras regiões do país, tornando a marca nacionalmente conhecida.

Logo surgiram convites para abertura de franquias em outros aeroportos. Foi assim que, com visão e sorte, Miguel Krigsner transformou O Boticário na maior rede de franquias de perfumaria do mundo. Atualmente, a marca possui mais de 2.400 lojas em 24 países." (Domingos, 2009, p. 98-99)

Interessante, não? O livro contém dezenas de histórias como essas. E penso que isso dá duas utilidades para o livro. A primeira é o conhecimento de soluções criativas para problemas do cotidiano das empresas. O autor realizou uma ampla pesquisa a qual a maioria de nós não dispõe de tempo para realizar.

A segunda é o estímulo que estas histórias podem proporcionar para estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. A utilização de um livro como esse em sala de aula pode permitir aos estudantes uma oportunidade de reflexão sobre as empresas em que atuam e mesmo sobre a criação de novos empreendimentos.

Oportunidade Disfarçadas, Carlos Domingos
Editora Sextante
R$ 17,90 nas americanas.com

O primeiro capítulo encontra-se disponível online no link http://www.livrariascuritiba.com.br/Capitulo/LV248334.pdf



Referência

DOMINGOS, C. (2009). Oportunidades disfarçadas. Rio de Janeiro: Sextante.

Nenhum comentário: