Este livro foi uma surpresa agradável. Comprei depois de folhear algumas páginas em passagem por uma livraria. O livro trata de dezenas de casos de empresas que enfrentavam dificuldades e encontraram nessas dificuldades uma oportunidade. Daí o título Oportunidades Disfarçadas.
O livro é baseado em diversas histórias contadas de forma bastante sucinta. Antes de recomendar a leitura do livro, prefiro ilustrar o que tem dentro dele com um caso do capítulo Oportunidades Disfarçadas na Falta de Recursos:
"Às vezes, o problema da sua empresa pode ser a falta de verba para alugar um bom ponto comercial. Em vez de desanimar, lembre-se da sabedoria popular: "Há males que vem para o bem."
Ninguém queria saber daquele local: um estabelecimento no meio de uma íngreme ladeira. Para subir, era cansativo. Para descer, incômodo. Por isso, o valor do aluguel era baixo. Tão baixo que até aquele jovem recém-formado em bioquímica pôde alugar. Com alguns amigos, Miguel inaugurou ali sua pequena farmácia de manipulação.
Com o passar do tempo, o rapaz fez uma importante constatação: a ladeira fazia com que as clientes preferissem esperar o medicamento ficar pronto na própria loja, porque, se voltassem mais tarde, teriam que subir novamente a rampa.
Como as mulheres ficavam ali paradas sem fazer nada, Miguel viu a oportunidade de expor cremes e xampus nas vitrines. Iniciou então a produção artesanal de uma linha própria de cosméticos. Enquanto aguardavam, as consumidoras podiam experimentar os produtos e conhecer os lançamentos. Foi uma forma esperta de incrementar as vendas.
Antes de revelar o nome desta empresa, vou relatar outro episódio agora relacionado à expansão do negócio.
O ponto inicial estava indo tão bem que Miguel planejou abrir uma filial. Mas onde? As principais ruas de Curitiba (onde a história ocorreu) e os locais mais movimentados eram muito caros. Além disso, o episódio da ladeira estimulava a busca por um ponto desvalorizado e que contivesse uma oportunidade disfarçada.
Na época, o final dos anos 1970, perfumes só eram encontrados em dois tipos de estabelecimentos: os baratos, em farmácias populares, e os caros, em lojas de importados. Ninguém havia pensado ainda em aeroportos.
Para Miguel, a localização parecia adequada. Havia grande circulação de pessoas e a concorrência ainda não estava lá. Ele e os sócios montaram no saguão do Afonso Pena, em Curitiba, uma loja de cosméticos diferente. Não era solene e pesadona como as de artigos importados, nem popular e simples, como as farmácias comuns. Pelo contrário: arejada, com visual leve, madeira clara e flores. O preço da linha não era nem alto nem baixo, também intermediário.
Novamente, ocorreu uma surpresa agradável: os passageiros e a tripulação das companhias áereas adquiriam perfumes e cosméticos da marca e os levavam para suas cidades de origem. Como o valor era atraente, as comissárias compravam os produtos para revendê-los em outras regiões do país, tornando a marca nacionalmente conhecida.
Logo surgiram convites para abertura de franquias em outros aeroportos. Foi assim que, com visão e sorte, Miguel Krigsner transformou O Boticário na maior rede de franquias de perfumaria do mundo. Atualmente, a marca possui mais de 2.400 lojas em 24 países." (Domingos, 2009, p. 98-99)
Interessante, não? O livro contém dezenas de histórias como essas. E penso que isso dá duas utilidades para o livro. A primeira é o conhecimento de soluções criativas para problemas do cotidiano das empresas. O autor realizou uma ampla pesquisa a qual a maioria de nós não dispõe de tempo para realizar.
A segunda é o estímulo que estas histórias podem proporcionar para estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. A utilização de um livro como esse em sala de aula pode permitir aos estudantes uma oportunidade de reflexão sobre as empresas em que atuam e mesmo sobre a criação de novos empreendimentos.
Oportunidade Disfarçadas, Carlos Domingos
Editora Sextante
R$ 17,90 nas americanas.com
O primeiro capítulo encontra-se disponível online no link http://www.livrariascuritiba.com.br/Capitulo/LV248334.pdf
Referência
DOMINGOS, C. (2009). Oportunidades disfarçadas. Rio de Janeiro: Sextante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário