Na pesquisa "O Qualis reflete o Impacto dos Artigos das Revistas Brasileiras de Contabilidade?" faz-se a análise da relação entre o estrato Qualis de uma revista e o impacto dos artigos por ela veiculados. Para isso, se calculou um Fator de Impacto Genérico (FIG) para as 15 revistas ligadas a programas de pós-graduação em Contabilidade em março de 2013, com base em 1765 artigos veiculados nas edições entre 2007 e 2012.
Utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov para testar a normalidade da distribuição das citações e todas elas foram descartadas a um nível de significância de 0,05. Foi utilizado o teste Mann-Whitney de diferença de médias com cada par de revistas que compôs a amostra.
Foi possível identificar que a revista RCF (USP) possui uma média de citações diferente das demais 14 revistas da amostra. As revistas CVR (UFMG), RCO (USP-RP), RCC (UFSC), RUC (FURB), CGG (UNB), RBGN (FECAP), BASE (UNISINOS) e BBR (FUCAPE) possuem médias estatisticamente similares entre si e diferente das médias das revistas dos demais grupos. Isso também ocorre com o grupos de revistas formado pela RIC (UFPE), RC (UFBA), SCG (UFRJ), Contextus (UFC), RCMCC (UERJ) e RCC (UFPR).
Ou seja, embora estas revistas estejam alocadas em 5 estratos distintos (A2 a B4), de acordo com suas médias de citações elas são agrupadas em apenas 3 grupos. Foi possível identificar ainda que 43% dos artigos nunca foi citado.
O artigo está disponível na íntegra em: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2476417
Sugestões e comentários sobre o paper podem ser enviados para sandrovs@usp.br.