Se você deseja receber as novas postagens em seu email, preencha o formulário: Cadastro para informes

6 de ago. de 2014

Pesquisa "A Capes, os Conceitos e os Indicadores Bibliográficos usados na Avaliação Trienal"

Na pesquisa "A Capes, os Conceitos e os Indicadores Bibliográficos usados na Avaliação Trienal" faz-se uma análise sobre a relação entre os indicadores bibliográficos e o conceito dos programas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.

Os dados analisados foram coletados nas Planilhas de Indicadores divulgadas pela Capes no site http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/ e tratam-se do quantitativo de artigos publicados em periódicos classificados entre os estratos A1 e C no Qualis no triênio 2010-2012. Estes dados foram usados como inputs de uma análise não-hierárquica de clusters K-means. Os programas foram agrupados em cinco clusters de tamanhos 3 a 50.

Primeiramente foi necessário eliminar o programa de Administração da USP da amostra. Este programa assumia característica de outlier em publicações de 7 dos 8 estratos analisados. Foi possível notar que 4 dos clusters formados continham a grande maioria de programas que ofertam doutorado, e que um cluster, formado por 50 programas, continha a maior parte dos programas que ofertam apenas mestrado. Ou seja, há indícios que programas que ofertam doutorado se distinguem em produção bibliográfica de programas que ofertam apenas mestrado. Obviamente precisa-se estender essa análise com a substituição da técnica de análise de clusters por uma técnica confirmatória de análise de dados para se confirmar essa conclusão.

Também foi possível utilizar a saída da análise de clusters para se analisar a relação entre o cluster e os conceitos Capes. Apenas um cluster guardava relação mais acentuada com dois conceitos: o cluster formado pelos programas de Administração da FGV RJ, FGV SP e UFRGS guardavam maior proximidade com os conceitos 6 e 7 que os demais. Em parte isso se explica pelo fato de que 4 dos 5 clusters foram formados por programas com até 3 conceitos distintos.

O artigo na íntegra está disponível para download em: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2476473
Sugestões e comentários sobre o paper podem ser enviados para sandrovs@usp.br.