Umas das informações que eu tenho acompanhado mais de perto refere-se aos processos seletivos dos programas e tenho usado destes sites para coletar os editais e resultados dos processos seletivos.
Em 2014:
- A USP ofertou 20 vagas e selecionou 13 candidatos. (Edital e Selecionados)
- O site da FURB não informa mais o edital do processo seletivo mas foram selecionados 8 candidatos. (Selecionados)
- A FUCAPE ofertou 5 vagas mas não informa quem passou pelas primeiras fases do edital. (Edital)
- A Unisinos ofertou 6 vagas e selecionou 10 candidatos. (Edital e Selecionados)
- A UFSC ofertou 8 vagas e selecionou 8 candidatos. (Edital e Selecionados)
- A USP RP ofertou 10 vagas e selecionou 5 candidatos. (Edital e Selecionados)
- A UFPR ofertou 6 vagas e selecionou 8 candidatos. (Edital e Selecionados)
- A UFRJ ofertou 10 vagas e selecionou 6 candidatos. (Edital e Selecionados)
O doutorado UNB/UFPB/UFRN não ofertou edital de seleção pois submeteu à Capes o desmembramento do programa em 3 programas independentes, o que foi alcançado segundo comunicado da Capes de dezembro de 2014.
Em um post de 13 de novembro chamado "Como andam as vagas em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade e Controladoria" eu estimei que se todas as vagas fossem preenchidas, e que mais nenhum número do quadro se alterasse, haveria um doutor em Contabilidade para cada curso de Ciências Contábeis em 2027.
Por um lado, o cálculo foi superestimado quando supunha o preenchimento integral das 71 vagas ofertadas, quando na verdade só houve a seleção de 62 candidatos, e que o grupo de candidatos selecionados é menor que 62 dado que alguns candidatos foram selecionados em mais de um programa, e isso atrasaria o alcance desse indicador para 2029.
Por outro lado, três novos programas de doutorado foram autorizados a funcionar nesse meio tempo: UNB, UFPB e UFC, (ver comunicado) e se cada um selecionar a média de candidatos dos outros demais programas, então serão novas 24 vagas anuais, o que adianta o alcance do indicador para 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário