A pesquisa bibliométrica realizada por Eloy Jr., Soares e Casagrande (2014) mostra que a Contabilidade Tributária é uma das áreas da Contabilidade com menor representatividade quantitativa dentre as diversas áreas de pesquisa.
Na pesquisa foram analisados os papers veiculados em cinco grandes eventos científicos brasileiros entre os anos de 1994 e 2011 e o conteúdo publicado pelas 15 revistas brasileiras mantidas por programas de pós-graduação stricto sensu em Controladoria e Contabilidade entre 1989 e 2011.
Os resultados da bibliometria realizada indicam que Contabilidade Tributária representa aproximadamente 1% dos artigos veiculados em congressos e 2% dos artigos veiculados em revistas. A maioria dos artigos (76%) é publicada pela parceria de até 3 autores, sendo que aproximadamente 3/4 dos autores são homens.
Os livros foram apontados como a principal fonte das referências utilizadas seguidos dos artigos publicados em periódicos e da legislação. Os três autores mais produtivos, Luiz Antônio Abrantes, Mauro Fernando Gallo e Carlos Alberto Pereira são professores de programas de pós-graduação em Administração e Contabilidade da UFV, FECAP e USP.
Mais de 25% dos artigos publicados possuíam autocitações, o que pode constituir mais um indício do quão pequena é a comunidade de pesquisadores em Contabilidade Tributária. Por fim, a quantidade de autores que fez uma única contribuição para o tema (78,5% do total) é ainda maior do que a prevista pela Lei de Lotka (60,8%).
Para ler o artigo na íntegra CLIQUE AQUI.