Todos os artigos foram classificados em seis áreas: Controladoria e Cont. Gerencial, Usuários externos, Mercado de Capitais, Educação e Pesquisa, Contabilidade pública e Terceiro Setor. [Sim, qualquer semelhança com a classificação do Congresso USP ou as linhas de pesquisa do PPGCC/USP não é mera coincidência.]
A classificação dos milhares de artigos que estou analisando foi feita por seis mãos: dois experts em pesquisa contábil com ampla experiência em publicação em congressos e revistas fizeram a classificação às cegas. Eu fiz o desempate quando não houve concordância mas a taxa de discordância foi de aproximadamente 10%.
Com posse dessa classificação eu fiz uma Análise de Correspondência entre a revista de contabilidade e a área de pesquisa. Foi interessante perceber que apesar de praticamente todas as revistas não vetarem qualquer área, algumas revistas apresentaram maior proximidade com alguma área em específico.
Evidentemente, há que se levar em consideração que eu analisei apenas os artigos de 2007 a 2012 e que há certo viés na análise acima devido a algumas revistas participarem com muito mais artigos que outras dentro da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário